A Indústria do Turismo em Filmes

Posted on Posted in Listening, Vocabulário

Como aprender vocabulário e cultura através de filmes

Aprender coisas novas é maravilhoso, faz um bem danado para o nosso cérebro e a nossa autoestima. E quando esse aprendizado acontece de forma divertida, a nossa satisfação é ainda maior.

Uma das formas mais legais de aprender inglês é estudar o idioma através de filmes. E se for um que você já conhece, assista-o novamente em inglês, sem legenda. Mas sem pressão para entender, apenas assista e assim seu ouvido vai sendo treinado para a compreensão. Nada de cobrar-se tanto, lembra-se? Sabia que os britânicos às vezes encontram dificuldades para entender o que os americanos falam e vice versa? Que existem livros de inglês britânico para americanos? Então, se eles que são nativos na língua não se entendem 100%, por que ficamos tão preocupados e frustados por não entender assim que começamos os estudos? Portanto, tenha paciência consigo e divirta-se no processo de aprender esse idioma tão importante para o mercado turístico.

Voltando aos filmes,

(essas maravilhosas ferramentas para alavancar o nosso inglês!), listo abaixo 3 títulos que mostram situações e são ambientados em espaços onde o turismo acontece: aeroportos, restaurantes, hotéis, dentre outros.

Começamos com:

1. Taking Woodstock – Aconteceu em Woodstock – 2009 – Direção: Ang Lee

Tem a ver com Turismo porque…

…você vai encontrar diálogos que podem acontecer na recepção de um hotel (decadente), saber o que não dizer aos hóspedes e também como não gerenciar um hotel ou qualquer outro meio de hospedagem. Neste filme também vemos como um grande evento pode beneficiar os estabelecimentos turísticos no seu entorno. Um exemplo notável e atual é o http://rockinrio.com/rio/pt-BR . Inclusive a edição deste ano é no Rio de Janeiro e está começando hoje, 15/09/2017!

Outras coisas legais do filme: Diálogos curtos em restaurantes, como ter jogo de cintura para lidar com imprevistos, vocabulário sobre empreendedorismo e de quebra vai aumentar a sua bagagem cultural, já que o Festival de Woodstock é um marco importantíssimo na história da Música.

Informações adicionais: Para enriquecer o seu atendimento, conheça o http://www.bethelwoodscenter.org/the-museum, que foi construído onde o evento aconteceu.

 

2. The Terminal – O Terminal – 2004 – Direção: Steven Spielberg

Tem a ver com Turismo porque…

…o filme se passa dentro de um aeroporto. Logo nos minutos iniciais entramos em contato com frases e expressões típicas de quando chegamos em um país estrangeiro, neste caso, os Estados Unidos da América. O personagem principal, vivido por Tom Hanks, não é falante da língua inglesa e sabe apenas algumas palavras. Imagine-se nesta situação. Meio desesperador não? Por isso a importância de estabelecer metas de curto prazo como “eu falo inglês nível básico até o dia ___/___/2017.” E siga fazendo isso até chegar nos níveis intermediário e avançado. Uns vão alcançar este objetivo mais rápido que os outros mas o que importa aqui é a consistência, a regularidade com que você fará isso. Esteja preparado para quando a oportunidade surgir!

O filme O Terminal tem situações muito parecidas com as que vemos no dia a dia deste ambiente que são: saber lidar com as adversidades, ser atencioso, cultivar bons relacionamentos e outras qualidades que são essenciais no trato com clientes.

Assista várias vezes as cenas de check-in e depois pratique em voz alta com seus amigos, familiares, como uma peça de teatro mesmo. Vai ser divertido, you bet!

Informações adicionais: Embora não tenha sido filmado lá, o aeroporto do filme em questão é o JFK International Airport. Para saber quais são as melhores aeroportos do mundo leia essa matéria que está na Business Insider: http://www.businessinsider.com/best-airports-world-2017-skytrax-2017-3/#15-copenhagen-airport-cph-1 

 

3. Chef – 2014 – Direção: Jon Favreau

Tem a ver com Turismo porque…

… “I’m talking about the food, about the culture”. Logo no início do filme Chef, deparamo-nos com a certeza de que a comida faz parte da cultura de um lugar e o quão importante é para quem trabalha no Turismo conseguir transmitir isso para os visitantes. Além disso, o filme é rico em vocabulário usado na cozinha de um restaurante. Anote tudo!

Outros pontos importantes em Chef são sobre o impacto de uma avaliação negativa nas redes sociais (neste caso o Twitter), sobre as delícias e dores de empreender com Food Truck e também como é vital conhecer a culinária local e atrativos legais da cidade, além dos já consagrados e tradicionais. Adicione a tudo isto o poder do trabalho em equipe e você tem ao final deste filme bastante material para trabalhar no desenvolvimento de suas habilidades, seja como garçom, garçonete, guia de turismo ou qualquer atividade afim.

Informações adicionais: Visite os sites http://www.foodtrucknasruas.com.br  e https://www.everfest.com/food/food-truck-festivals  para encontrar eventos de food truck no Brasil e no mundo.

 

Dear English student,

agora é com você! Falamos de 3 filmes bacanas para assistir e treinar bastante vocabulário do setor turístico. É claro que existem outros títulos e quando os encontrar você pode fazer este mesmo exercício, basta perguntar-se “por que este filme tem a ver com Turismo?” e certamente encontrará os elementos no decorrer da película.

Para finalizar, imagine-se no seu próprio filme, aquele em que você é fluente em inglês, consegue comunicar-se com facilidade e alcançar os seus objetivos. Dream big!